domingo, 8 de julho de 2007

DE BRAÇOS ABERTOS PARA O MUNDO

Por Joannes Lemos



No último sábado, 07 de julho, o Brasil e o mundo receberam um grande presente. Após meses de votação, nosso Cristo Redentor foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo moderno. Um feito e tanto, mas que não foi em vão, afinal de contas, nosso candidato é um dos mais belos da disputa. Entre 200 candidaturas, o Cristo foi selecionado por especialistas para ser um dos 21 finalistas, todas indicadas pelo público.
A estátua de Jesus Cristo, com cerca de 38 metros de altura, foi inaugurada no dia 12 de out
ubro de 1931. Projetada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, a obra foi executada pelo escultor francês Paul Landowski, que trabalhou o projeto em pedra-sabão, retirada do próprio Corcovado.
Desde sua inauguração até os dias de hoje, o monumento foi visitado por centenas de milhares de pessoas de todas as partes do mundo. As mais diversas nacionalidades se cruzam todos os dias aos pés da estátua do Salvador, fazendo o local se tornar uma espécie de Torre de Babel dos
trópicos. São pessoas que levam de volta para suas casas uma lembrança, uma imagem, um símbolo de liberdade e hospitalidade, através dos flashes de suas câmeras fotográficas.
Porém, 709 metros abaixo da bela escultura, uma cidade apelidada de ‘maravilhosa’ vive um dos piores momentos de sua existência. Em vários cantos da grande metrópole carioca, a população se vê em meio a um grande conflito civil, uma verdadeira guerra entre traficantes e autoridades.
Várias autoridades brasileiras parabenizaram a vitória de nosso representante, entre as
quais o Presidente Lula. A Ministra do Turismo, Marta Suplicy, está satisfeita e espera um aumento no número de turistas no Rio de Janeiro, depois do esperado resultado. Agora, é só ‘relaxar e gozar’, como gosta de alardear a bela dama paulistana.
DAQUI PRA FRENTE
O que se espera, realmente, é um aumento na quantidade de turistas que visitam a região, pois isso é fundamental na geração de novos empregos e no incentivo a economia. Em 2006, 1,7 milhão de pessoas visitaram o Rio de Janeiro. Espera-se,
também, que o governo carioca dê suporte para que os visitantes possam ter total segurança ao visitar a cidade, e que estes não precisem se ajoelhar aos pés do protetor implorando por segurança.
Além da segurança nas proximidades do morro do Corcovado não ser das melhores, chama também atenção o aspecto histórico ligado à escultura brasileira. Todos os outros eleitos possuem algum fator histórico importante em suas construções, em suas origens, como a grande Muralha da China, onde várias pessoas pagaram com suas vidas
pela construção da grande barreira oriental. A própria Unesco não apoiou o concurso, por não possuir critérios científicos, sendo um concurso informal, baseado em votos populares (internet e telefone), que ultrapassaram 100 milhões de votos. As outras maravilhas eleitas (confira as imagens da sequência que segue ao lado) foram a já citada Muralha da China; o monumento de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichén Itzá, no México; o Coliseu de Roma, na Itália; e o Taj Mahal, na Índia. O concurso foi promovido pela entidade suíça New 7 Wonders Foundation, especializada em restauração e preservação de monumentos.
O Brasil merece, com certeza, ter um representante entre as Sete Maravilhas do mundo, porque simplesmente é um país maravilhoso. Temos muitas desigualdades, sim temos. Temos muitas adversidades, sim temos. Temos muita corrupção, nossa e como temos. Mas temos um povo excepcional, que apesar de todos os infortúnios e de todos os impostos, é um povo que está todos os dias com um sorriso aberto de ponta a ponta do rosto. E que está e sempre estará protegido sob os braços do Redentor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Qd começei a ler, pensei na guerra civil q está acontecendo não só no Rio, mais em todo o Brasil. E mais uma vez vc me surpreendeu, falando desse fato e mostrando. Temos uma das sete maravilhas do mundo, mas não temos paz.
Adorei!

Anônimo disse...

Wow!!
Mtas semelhanças nas nossas interpretações do ocorrido!! Mas eu acho q o Cristo nao tem "força" pra ser uma maravilha do mundo! É baixo..é um grande T!! Mas enfim..se foi votado...é um democracia né!!
Agora é voltar a prestar atenção no que acontece sob o olhar do Cristo!!
Mais uma vez, parabéns!! Mto o bom o texto!! E esse foi de encomeeeeeenda! hHahahaha..adorei!!
Abraço

Julia Pedreira disse...

O Cristo foi eleito por ser um símbolo bem mais conhecido...mas acho q o Brasil tem muitas outras potencialidades que ganham de loooonge do Cristo Redentor.
Mas valeu por ser marcante.

Anônimo disse...

Fiquei feliz mesmo pelo fato da Estátua da Liberdade não ter sido eleita uma das sete maravilhas do mundo, heheheh. Afinal, era isso o que eu esperava de um clima de "americanismo mundial". Dos monumentos eleitos, fica minha admiração pela Muralha da China! Deve ser incrível! Quanto ao Cristo, só espero que os futuros turistas não sirvam como ampliação de renda para nossos "trombadinhas"...Parabéns pelo texto. Um abraço!

Joana Poltronieri disse...

Obrigado pela visita ao meu blog!!!
um abraçoooooooooo!!

;*

parabens pelo texto! =*

Gui Sillva disse...

Cristo maravilha!!!!!
Os cariocas estão felizes.
Que ele possa continuar sempre com os braços abertos sobre a guanabara, nos protegendo nestes dias violentos.

se cuide
gui