sexta-feira, 30 de março de 2007

O PODER DO MOUSE

Por Joannes Lemos

Na segunda metade da primeira década do século XXI, o mundo vive às voltas com vários contratempos. Aquecimento global de um lado, crises financeiras e o perigo das armas nucleares do outro. E, no meio disso tudo, a revolução da comunicação através da internet. Na 1ª Semana de Comunicação da Faesa, um dos temas que mais despertou interesse de alunos e professores foi esse, o jornalismo na era da web 2.0.
Se você ainda não ligou o nome à pessoa, vamos lá. Web 2.0 é a participação dos usuários do meio na construção de novas mídias, ou seja, o próprio internauta colabora na criação e transformação de interfaces da
internet, promovendo a criação de redes sociais. Para exemplificar, temos o Youtube – que teve grande destaque na morte de Saddam Hussein -, que cresce em números de acesso a cada dia, graças aos vídeos postados pelos próprios usuários. Outro fenômeno dessa dita nova era da internet é o Orkut, rede de socialização onde o eu se tornou nós.
Mas não poderia deixar de citar os blogs. Grande parte das pessoas que têm acesso à rede mundial quer deixar sua marca na teia virtual, seja uma marca com um ponto de vista sério ou fútil. Assim, o Blogger e Wordpress viraram epidemia, com tema de tudo quanto é tipo, e gente achando que está fazendo jornalismo. A tendência cada vez maior é a produção de conteúdo informativo ser feita através da internet. Isso se deve, em parte, à vontade de participar da criação de veículos de comunicação.
De olho nesta transformação, os portais de notícias de todo mundo, e também do Brasil, lançaram mão do conservadorismo e criaram sites mais arrojados e com excessos de informação e hiperlinks, que remetem a blogs e afins. Ultimamente, os blogs chegam a receber mais acesso do que portais de grandes mídias. Para não comer poeira, as grandes corporações midiáticas, de olho na internet, tentam criar meios para se adaptar e não perder espaço. Vide o site do Big Brother Brasil, repleto de vídeos, fotos e informações, e com milhões de visitas.
Só no ano passado, foram vendidos mais de sete milhões de computadores no Brasil, segundo o IDC, empresa especializada em consultoria de mercado. Só temos a comemorar, pois quanto mais pessoas tendo acesso à rede, mais democracia na comunicação. Mas como profissionais da informação, devemos nos preocupar. O excesso de informação sem qualidade banaliza e estigmatiza nossa profissão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Joannes.. legal seu blog..seus textos como sempre mto bons neh.. tb quero fazer um blog mas por enquanto to sem tempo...hehehe
vou sempre passar aki..
bjus

adriana disse...

olá, finalmente passo aqui e...surpresa! encontro a produção da sala de aula em dia! é muito gratificante ver que aqueles textos - e aquelas aulas - estão sendo tão bem aproveitados e alimentando o seu blog. parabéns! adriana