terça-feira, 29 de maio de 2007

PELO RETORNO DA RCTV

Por Joannes Lemos

Como estudante de jornalismo não posso me calar. Tirar do ar uma emissora consolidada no mercado assim, de forma tão cruel e de maneira torpe, é desumano, insano. Todos já sabem que estou falando da RCTV - Radio Caracas Televisión-, a emissora de televisão de maior audiência da Venezuela. Após ficar 53 anos em operação, o sinal da emissora saiu do ar, à 23:59hs do último dia 27.
E o sinal da emissora sumiu por um motivo totalmente banal. O senhor Hugo Chávez não agüentou ver a rede de TV de maior destaque no país fazer oposição ao seu governo com cara de ditadura, e como uma criança que recorre à mãe, tirou a emissora do ar. “Vou contar tudo pra minha mãe”, deve ter esbravejado o presidente-bebê-chorão.
Agora, mais de 2000 mil trabalhadores, divididos entre artistas, jornalistas e técnicos ficaram sem seus empregos. Mas isso nem é o pior. No lugar da RCTV entrou a TVes, emissora estatal que vai falar, é óbvio, das boas ações do governo venezuelano. Como se não bastasse, o Supremo Tribunal da Venezuela
decidiu que a RCTV deve entregar à estatal TVes, de forma temporária, sua infra-estrutura tecnológica. Agora, a venda nos olhos do povo venezuelano ficou mais apertada. Bom, se tivesse que falar das más ações do governo acho que eles teriam que criar outra emissora. Faltaria espaço.
Por hora, vamos torcer para que a população da Venezuela não se aquiete. Que todos saiam às ruas, gritem, esbravejem e reclamem de todas as formas o retorno da RCTV. A vontade de 80% da população que foi contra o fechamento da emissora deve prevalecer sobre os caprichos do senhor ditador Hugo Chávez.

12 comentários:

Grazielly disse...

Oi Joannes...
concordo q não se deve tirar uma Tv assim do ar...
mas oh..fiz meu blog tb.. vai lá! eu to mto pobre de audiência ainda.. tenho q divulgar mais!! rsrs
bjus

Anônimo disse...

Kraaaaaaaaak!!
Eu tenho acompanhado pela tv oq tem acontecido nas terras de lá!!
Imagina se fechassem a globo aki! Eu nao sou mto fã, mas acho que ficaria um vazio mto grande. Fora a grande quantidade de pessoas sem trabalho.
A impressão q eu tenho, é q o povo venezuelano, tava amando o Chavez, até esse momento.

Mto bom o texto!! Vc vai ser famooooooooso!!!!! E eu naaaaao!!
Abração

Marcos Luppi disse...

é acho que isso ainda vai dar muito o q escrever
...
mas acho que não dura muito

Gui Sillva disse...

Uma pena.
Fico muito triste e revoltado ao ver a atitude daquele ser chamado Hugo Chávez. É a famosa ditadura (que o povo brasileiro já conhece tão bem). Certamente quem mais saíra perdendo, será o povo venezuelano.
Censura não deveria existir. Que os cerca de 50% que apóiam o presidente, enxerguem o mais rápido possível para onde ele está direcionando o país!

abração

Anônimo disse...

Oiii
Bebe chorão foi otima..
Para variar um pouco, adorei o texto!
Bjinhos!

Unknown disse...

Olá Amigo Joannes!!!
Excelente Texto. Você escreve muito bem.
Esse tal de Hugo Chávez é um ditador mesmo, e o pior que quando essa figura aparece por aqui ainda tem gente que o aplaude.

Anônimo disse...

Como estudante de jornalismo, reconheço a sua indignação, mas gostaria de lembrá-lo, que o poder da mídia, não pode de maneira alguma ser utilizado contra a vontade soberana do povo e lamentavelmente, esta emissora tomou partido num frustado golpe de estado. Sei que o Chavez não tem nada de santinho, mas não fez nada mais do que a justiça lhe permitiu fazer, resta ao povo venezuelano, decidir um eleição futura se quer ou não continuar com ele. Espero que não. Quanto ao texto, muito legal, vc está de parabéns.
Abraços
Roberto

Grazielly disse...

vamo atualizarrr!! passa no meu...

Anônimo disse...

Dá vontade de chorar vendo um estudante de jornalismo escrevendo tantas besteiras, viu.

Mais senso-comum, impossível!!

Quer escrever sobre a RCTV?

Comece lendo um artigo realmente decente sobre o assunto:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=435JDB004

Anônimo disse...

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=435JDB004

JOANNES LEMOS disse...

Bom, primeiramente, obrigado pela visita. E até que enfim alguém fez uma crítica negativa, afinal até agora não havia recebido nenhuma.
O texto do seu amigo da Ufes realmente é bom, lí todo o artigo com muito prazer, porém, o que ele escreveu no Observatório da Imprensa é opinião dele, e o que escrevi no meu blog é opinião minha, mesmo você achando que é besteira. Eu poderia ter debatido mais, no entanto é uma opção minha não escrever artigos extensos, principalmente porque isso poderia causar rejeição de muitas pessoas que visitam meu blog, por não estarem acostumadas a ler textos longos.
Por fim, se você fosse realmente bom - não estou dizendo que eu sou, mas me garanto - você teria escrito um texto sobre este assunto de próprio punho, e pediria pra eu ler, e não indicaria um texto que não é seu e que você achou que é maravilhoso só porque o ponto de vista - se é que vc tem - é igual ao seu.
E não vou excluir seu comentário daqui porque esse é um espaço democrático, onde todos tem a oportunidade de dizer o que acha, ao contrário do que pensa seu amigo Chávez.
Abraços e obrigado pela audiência.

JOANNES LEMOS disse...

Ih, esqueci de colocar no comentário anterior. Tenho praticamente certeza que este comentário partiu de alguém da Faesa. Quem desdenha quer comprar!!