domingo, 6 de maio de 2007

HOMEM - ARANHA 3

Por Joannes Lemos
Dizem que a moda na indústria cinematográfica atualmente são as trilogias. Grandes sagas de sucesso do cinema contemporâneo foram contadas em três partes, como O Senhor dos Anéis e Matrix, e todos com grande sucesso de público e crítica. Talvez essas histórias tivessem mais condições de oferecer ao público mais conflitos, emoções e dramas. Porém, seus produtores resolveram acabar com tudo no terceiro ato. Com o longa Homem-Aranha 3 (Spider-Man 3, EUA, 2007) a exceção poderia fugir à regra, como aconteceu com Harry Potter. O terceiro filme que conta a saga do herói-aracnídeo poderia dar passagem para a quarta, e, quem sabe, para a quinta e sexta aventura da série. História e inspiração para tal não falta.
Com um orçamento de US$ 258 milhões, este é o filme mais caro da série e do cinema americano, superando o caríssimo King Kong, de Peter Jackson. E o orçamento caro fez jus na tela. O que vemos em 140 minutos de história é muita emoção, adrenalina a mil, cenas bem montadas, efeitos especiais de primeira linha, e é claro, muita ação, conseqüência do excesso de vilões: o homem-areia, assassino do tio de Peter Parker, que após fugir da prisão, sofre um acidente em uma experiência nuclear e acaba se transformando no bem produzido homem empoeirado; Harry Osborn, que não desistiu de vingar a morte de seu pai, Norman Osborn; e por último e não menos perigoso, um simbionte vindo do espaço cai na Terra e, literalmente, gruda na vida de Peter.
Esse grude provoca um dos pontos altos do filme, já que a geléia preta do espaço toma conta da personalidade do nosso herói quando usa a roupa escura, deixando de lado a vestimenta com as cores da bandeira americana. Com o poder e a vontade revigorados, Peter se senti melhor e mais poderoso com a roupa preta, e isso lhe é oferecido já que o tecido do novo traje é na verdade o simbionte. Aí começa uma luta emocional e pessoal sobre o que é certo e errado, e se fazer o bem compensa mais do que fazer o mal. Conflitos à parte, nosso amigo aracnídeo precisa passar no teste de amor com Mary Jane, já que seu relacionamento fica abalado depois da crise de identidade.
Homem-Aranha 3, além das características de uma superprodução, é uma boa opção não apenas por ser ótimo produto de diversão, mas por trazer mensagens capazes de colocar o espectador pra pensar, como a troca da vida particular pelo mundo da fama, descritos no filme com a alta popularidade do herói na cidade de Nova York,e consequentemente o assédio da imprensa sensacionalista, e a busca de Mary Jane por um lugar nos palcos.
Homem-Aranha é muito mais do que apenas as cenas de luta ou de passeio do aracnídeo entre os prédios da grande metrópole americana. É um conjunto de cenas com ótima fotografia, sincronia, bons ângulos, aliado a diálogos bem resolvidos. Enfim, um filme que não merece seguir a tendência das trilogias.


6 comentários:

Anônimo disse...

Tá profissional hein!!!!!

Quero ver o filme, ainda mais agora, essa semana!!
Nao perco mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns pelo flog Joannes!!!!!!!!!!!!!!
Abraço

Anônimo disse...

Ficou massa o texto. Parabenss,.. vc melhora muito a cada texto q faz.
Bjinhos!

Anônimo disse...

Muito legal... ainda não vi o filme..mas pretendo ver..adoroo!!
Ah..to querendo fazer um blog tb..como faço?? me manda o convite..
bjus

Unknown disse...

Esta escrevendo muito bem, muito legal, comentou o filme perfeitamente almentando ainda mais as espectativas de quem esta querendo vê-lo.

Sucesso...

Anônimo disse...

Rapaz, seus textos estão ficando muito bem escritos: concisão, objetividade e criatividade!
Parabéns mesmo!
Vc nos deixou com mais vontade ainda de ver o filme HA3.
Aquele abraço!

Gui Sillva disse...

Oi Joanes.

Tempo que não passo por aqui (até porque havia perido o endereço do teu blog. Mas já vou adicionar como favorito no meu).
Como está a vida?

Bacana acompanhar o teu crescimento. os teus textos. Se bem, que na nossa carreira, cada assunto é um desafio e o texto nunca vai sair redondinho. Se sair, é pq estamos na carreira errada.

Ahhh...acho que Homem-aranha 3 deveria ultrapassar a trilogia, até porque EU não gostei do final. Esperava outras cenas. mas talvez cartas estejam guardadas na manga. É esperar!

Grande abraço.
Boa semana
Gui