segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O TELESPECTADOR ESTÁ BIG ATENTO



Por Joannes Lemos
Ninguém consegue mais engolir, forçadamente, certo programa chamado Big Brother Brasil, ou BBB, da Rede Globo. Conhecem? Já assistiram? Pois é, todos os anos, bem no comecinho das férias, a emissora carioca coloca no ar mais uma edição do formato comprado da produtora holandesa Endemol. Muitos criticam, muitos outros assistem, e a maldição do programa continua entrando em nossas casas. Algumas pessoas não gostam, mas, mesmo assim, assistem a essa atração viciante que não leva a lugar algum.

O mais engraçado de tudo, porém, é ver a emissora carioca cometer alguns deslizes (clique na palavra destacada e assista) com o telespectador envolvendo a marca Big Brother e nem sequer pedir desculpas. No último dia 30/01, durante o Bom Dia Brasil, tradicional telejornal da emissora, uma imagem do programa das noites da Globo invadiu uma matéria exibida no matinal com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Durante a entrevista a imagem foi interrompida e podiam-se ver alguns participantes do programa participando de uma prova com bonequinhos da empresa de telefonia Vivo em suas respectivas mãos. Além disso, logo abaixo da imagem estava fixado o logotipo de outra telefônica, a Sony Ericsson.

Depois que a imagem do programa foi retirada do ar ficou visível a perplexidade dos apresentadores do Bom Dia. Renato Machado não pediu desculpas pelo big erro e Renata Vasconcelos ficou com uma big cara de “que merda é essa?”. O programa seguiu normalmente como se nada tivesse acontecido, como se a audiência do telejornal no momento fosse traço (o que significa nenhum ponto). Quem estava em casa assistindo merecia um pedido de desculpas, principalmente pelo fato de que o Bom Dia é assistido por um seleto público formador de opinião. Big Brother é tema para o Jornal Hoje, e se esse erro tivesse acontecido por lá, é bem provável que Sandra Annenberg tivesse dado uma bela gargalhada junto com Evaristo Costa.

Com risadas, pedidos de desculpas ou não, o erro técnico da Rede Globo pegou muito mal. Nos últimos tempos a outrora toda-poderosa parece estar perdida nas ondas televisivas. Talvez a audiência cada vez mais em queda tenha subido à cabeça de todos naquelas bandas. O Brasil pode não estar mais big atento com o que acontece com nossos brothers da casa mais vigiada e baixa do país, mas ainda não perdemos a capacidade de percepção por causa de um programa esdrúxulo.

3 comentários:

Unknown disse...

Vc está se revelando um excelente analista. Concordo com o que diz e estendo a crítica a outras emissoras de TV, inclusive emissoras locais. Concordo também quando diz que o BBB não leva a nada. Mas confesso que dou sempre uma espiada.Parabéns pelo texto.
Bjs

Grazielly disse...

realmente.. e não aguento mais ver BBB!!!

Anônimo disse...

d++++++ parabens guerreiro!