quarta-feira, 26 de abril de 2006

VITRINE DA LITERATURA - Nº 1

O Código da Vinci

Por Joannes Lemos

Impossível parar de ler. É essa sensação que toma conta dos sentidos de quem têm em mãos o livro "O Código da Vinci", do extraordinariamente talentoso Dan Brown, título lançado no Brasil em 2004 pela editora Sextante, e que já vendeu em todo mundo cerca de 40 milhões de exemplares, o que o levou ao posto de um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos.
Este livro, assim como os outros de Dan Brown, traz a característica fascinante do autor de misturar ciência, história e política.
O enredo de "O Código" se passa nos dias atuais, e o desenrolar da história acontece em Paris e Londres, cenários perfeitos para um bom romance policial. Tudo começa com o assassinato do curador do Museu do Louvre em Paris, Jacques Saunière. Mas, antes de morrer, Saunière deixa para sua neta, a criptógrafa Sophie Neveu, uma mensagem oculta, pistas,que se desvendadas, podem trazer a tona um segredo guardado desde os tempos de Cristo, e que podem acabar com a Igreja Católica e outras religiões.
Com a ajuda de Robert Langdon, famoso professor de Simbologia de Harvard, Sophie tenta a todo custo desvendar esse mistério. Os dois se transformam em suspeitos e detetives do assassinato, e correm contra o tempo e do verdadeiro assassino para tentar decifrar esse engenhoso quebra-cabeça.
E descobrem que é nas obras de um dos maiores mestres da arte, Leonardo da Vinci, que estão a maior parte das pistas-ocultas é claro- de que tanto precisam.
É nesse clima que mistura vários ingredientes como informações sobre obras de arte, rituais secretos e histórias milenares que Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade.
O verdadeiro clima de "O Código da Vinci" só vai sentir de verdade quem ler o livro. Se você não conseguir emprestado de um amigo, pode desembolsar R$39,00 que ele é todo seu, basta ir numa livraria mais próxima. Ou então faça como eu, que comprei o meu por R$ 25,80 na internet, no site saraiva.com, recebi em minha casa e não paguei nada pelo frete.
E aguardem, pois em breve estarei comentando sobre O Código da Vinci novamente, desta vez na coluna Cine Milênio. Será lançado este ano o filme baseado no livro. No elenco, Tom Hanks.
Vai ser pura emoção!

Nenhum comentário: